terça-feira, 16 de novembro de 2010

No segundo domingo de novembro é celebrado o Dia do Diácono Batista.

No segundo domingo de novembro é celebrado o Dia do Diácono Batista. Por ocasião desta data estão sendo publicados 2 textos em O Portal Batista em homenagem a estes homens e mulheres que se dispõem a servir.

Jesus, ao instruir seus discípulos sobre os princípios que devem nortear a vida cristã, deixou bem claro que a disposição para o serviço desinteressado é elemento de valor fundamental.

O Mestre sempre evidenciou em seus ensinos que a lógica que norteia o mundo não é a mesma que ele apresentou para nós, seus discípulos. Segundo Cristo, o mais valioso no Reino que ele veio instituir não é ser o primeiro, não é ser admirado pelos outros, não é estar nas posições de destaque, mas é sim ser humilde de coração, é buscar a simplicidade, é amar sem esperar nada em troca, é estar pronto a servir de forma desinteressada.

Em um mundo no qual a disputa constante se desenvolve em várias esferas, inclusive na eclesiástica, a realização plena deste discurso é um grande desafio.

No universo batista, um personagem que tem na execução de sua função eclesiástica a possibilidade de reforçar a lógica de Cristo em contraposição à lógica do mundo é o diácono. Este personagem tem em sua gênese o compromisso de servir à comunidade de Cristo de forma desinteressada, pensando sempre no bem comum.

Infelizmente, hoje são muitos os que não dão o valor devido a esta figura. Porém, o fato é que o exercício saudável da diaconia pode ser fonte de grandes benefícios para a igreja atual.

Seja no serviço da mesa da Ceia, participando do memorial no qual é evidenciado o privilégio de servir - inclusive com a vida -, ou no serviço ao Corpo de Cristo no dia a dia, o diácono tem o grande privilégio de testemunhar a cristãos e a incrédulos que se dar pelos outros é um grande privilégio.

É importante ter em mente que a desvalorização atual da figura do diácono é fruto tanto da falta de valorização dada a esta figura por alguns líderes, como da ação de pessoas que não exercem a diaconia com o compromisso e a responsabilidade necessárias.

No entanto, assim como no passado, o ministério da diaconia tem na sua essência um grande potencial de promover pelo exemplo, entre o Corpo de Cristo, a salutar cultura de que o serviço é um grande privilégio.

Que neste Dia do Diácono Batista possamos prestar a homenagem merecida a estes homens e mulheres que têm se dedicado ao serviço em prol do bem comum em nossas igrejas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário